Com conhecimento e consciência, podemos transformar o mundo e garantir um futuro sustentável para todos.
Classe:
Gênio Ambientalista
História:
Nicolas Stourton, ou Nick como é chamado pelos amigos. Desde pequeno sempre foi muito inteligente. Aprendeu a ler e a contar ainda muito pequeno já era o mestre dos quebra-cabeças.
Ele sempre foi o primeiro da escola. Nick tem facilidade com todas matérias e, por amar ler e aprender coisas novas, diversas vezes constrange até os professores pois domina alguns assuntos mais do que seus mestres.
É um garoto tranquilo, que não gosta de confusão, sem maldade, com uma rotina bem definida. Tem um vocabulário polido, sempre foi a referência dos professores e, por isso é comum Nick sofrer bullying de outras crianças que invejam suas habilidades intelectuais, seu comportamento exemplar ou não respeitam a sua personalidade.
Mas por ser um menino tão verdadeiro e sincero, ele sempre foi muito querido entre seus amigos próximos e como sabe de vários temas seus amigos falam que o Nick é a biblioteca ambulante deles. Ele sempre ajuda seus colegas nos estudos e das informações valiosas que seus amigos usam para deixar as suas travessuras mais geniais.
Nick é filho único, muito apegado aos seus pais e tem seus amigos próximos como irmãos do coração. Seu tema preferido de estudo é o meio ambiente, Nick sabe os nomes de todos recursos naturais, animais, elementos químicos, fenômenos naturais e os efeitos negativos que uma ação pode causar no meio ambiente. Nick diz que é inteligente pois sua missão é ajudar o mundo difundindo conhecimento para todos.
A sua vida foi marcada para sempre depois de um histórico dia de tempestade na sua cidade. Nick começou a ter uma Genialidade Transcendente, ficando ainda mais inteligente do que já era e com um raciocínio claramente sobrenatural. Ele conseguiu ler e decifrar enigmas muito rapidamente, e com isso todo tema que ele se propõe a aprender, vira expert, superando pessoas que estudam anos para dominar o assunto.
Porém, Nick sabe o risco de externar essa habilidade e tenta esconde-la. Não gosta dos que se aproxima dele apenas para tirar vantagens.
Sua inteligência extraordinária é a sua marca, e, devido à sua espontaneidade, às vezes acabava corrigindo os amigos de uma forma que os magoa, mas sempre faz as pazes, pois os que convivem com Nick sabem que transparência, verdade e lealdade são suas características.
Missão:
A missão de Nick é utilizar sua inteligência transcendente para educar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental e promover ações sustentáveis que protejam o planeta.
Habilidades Especiais no Modo Herói:
Aura:
Aura Sábia da coruja
(Active Skill) Premonição:
Quando experimentam fortes emoções, ele consegue ter visões do futuro e prever eventos e situações.
(Passive Skill) Gênio Ecológico:
Nick pode assimilar e processar uma quantidade enorme de informações sobre qualquer tema ambiental em um tempo recorde, permitindo-lhe encontrar soluções inovadoras para problemas complexos.
(Ultimate Skill) Transcendência Intelectual:
Quando ativado, Nick pode analisar e resolver problemas com uma velocidade e precisão sobrenaturais, antecipando as consequências das ações humanas sobre o meio ambiente e propondo medidas preventivas.
Pontos Fracos:
Quando alguma situação exceder suas sensibilidades sensoriais como alguns tipos de ruídos, luzes brilhantes muito fortes, texturas ou gostos desconfortáveis. Se não tiver ninguém por perto que não sabe lidar com a situação o estresse dele se espalha tanto no ambiente que pode ser gatilho para uma crise emocional e até física do Doctor Mind.
Por ter um coração muito bom, ser ingênuo para alguns tipos de maldades, e interpretar algumas coisas de forma literal, pode ter dificuldades para identificar se alguém está mentindo e as pessoas usarem isso para tirar proveito dos seus poderes ou para deixá-lo mal.
Objetivo Final:
Criar um mundo onde o conhecimento sobre sustentabilidade e preservação ambiental é amplamente difundido e aplicado, garantindo um futuro saudável para o planeta e todas as suas formas de vida.
APOIO
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
ODS 4 – Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Meta 4.1
- Nações Unidas
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes. - Brasil
Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada, assegurando a oferta gratuita na rede pública e que conduza a resultados de aprendizagem satisfatórios e relevantes. + - Indicadores
4.1.1 – Proporção de crianças e jovens: (a) nos segundo e terceiro anos do ensino fundamental; (b) no final dos anos iniciais do ensino fundamental; e c) no final dos anos finais do ensino fundamental, que atingiram um nível mínimo de proficiência em (i) leitura e (ii) matemática, por sexo
Meta 4.2
- Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário. - Brasil
Até 2030, assegurar a todas as meninas e meninos o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade, de modo que estejam preparados para o ensino fundamental. + - Indicadores
4.2.1 – Proporção de crianças com menos de 5 anos que estão com desenvolvimento adequado da saúde, aprendizagem e bem-estar psicossocial, por sexo
4.2.2 – Taxa de participação no ensino organizado (um ano antes da idade oficial de ingresso no ensino fundamental), por sexo
Meta 4.3
- Nações Unidas
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade. - Brasil
Até 2030, assegurar a equidade (gênero, raça, renda, território e outros) de acesso e permanência à educação profissional e à educação superior de qualidade, de forma gratuita ou a preços acessíveis. + - Indicadores
4.3.1 – Taxa de participação de jovens e adultos na educação formal e não formal, nos últimos 12 meses, por sexo
Meta 4.4
- Nações Unidas
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. - Brasil
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo. + - Indicadores
4.4.1 – Proporção de jovens e adultos com habilidades em tecnologias de informação e comunicação (TIC), por tipo de habilidade
Meta 4.5
- Nações Unidas
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade. - Brasil
Até 2030, eliminar as desigualdades de gênero e raça na educação e garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino para os grupos em situação de vulnerabilidade, sobretudo as pessoas com deficiência, populações do campo, populações itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua ou em privação de liberdade. + - Indicadores
4.5.1 – Índices de paridade (mulher/homem, rural/urbano, 1º/5º quintis de renda e outros como população com deficiência, populações indígenas e populações afetadas por conflitos, à medida que os dados estejam disponíveis) para todos os indicadores nesta lista que possam ser desagregados
Meta 4.6
- Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática. - Brasil
Até 2030, garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido os conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática. + - Indicadores
4.6.1 – Percentual da população de determinado grupo etário que atingiu pelo menos o nível mínimo de proficiência em (a) leitura e escrita e (b) matemática, por sexo
Meta 4.7
- Nações Unidas
Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. - Brasil
Meta mantida sem alteração. + - Indicadores
4.7.1 – Em que medida (i) a educação para a cidadania global e (ii) a educação para o desenvolvimento sustentável, incluindo a igualdade de gênero e os direitos humanos, são incorporados a todos os níveis de: a) políticas nacionais de educação; b) currículos escolares; c) formação dos professores e d) avaliação dos alunos
Meta 4.a
- Nações Unidas
Construir e melhorar instalações físicas para a educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos. - Brasil
Ofertar infraestrutura física escolar adequada às necessidades da criança, acessível às pessoas com deficiências e sensível ao gênero, que garanta a existência de ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos. + - Indicadores
4.a.1 – Proporção de escolas com acesso a: (a) eletricidade; (b) internet para fins pedagógicos; (c) computadores para fins pedagógicos; (d) infraestrutura e materiais adaptados para alunos com deficiência; (e) água potável; (f) instalações sanitárias separadas por sexo; e (g) instalações básicas para lavagem das mãos (de acordo com as definições dos indicadores WASH)
Meta 4.b
- Nações Unidas
Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento. - Brasil
Até 2020, ampliar em 50% o número de vagas efetivamente preenchidas por alunos dos países em desenvolvimento, em particular os países de menor desenvolvimento relativo, tais como os países africanos de língua portuguesa e países latino-americanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, programas técnicos, de engenharia e científicos no Brasil. + - Indicadores
4.b.1 – Volume dos fluxos de ajuda oficial ao desenvolvimento para bolsas de estudo por área e tipo de estudo
Meta 4.c
- Nações Unidas
Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento. - Brasil
Até 2030, assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica na área de conhecimento em que atuam, promovendo a oferta de formação continuada, em regime de colaboração entre União, estados e municípios, inclusive por meio de cooperação internacional. + - Indicadores
4.c.1 – Proporção de professores (a) na pré-escola; (b) nos anos iniciais do ensino fundamental; (c) nos anos finais do ensino fundamental; e (d) no ensino médio, que receberam pelo menos a formação mínima (por exemplo: formação pedagógica), antes ou durante o exercício da profissão, requerida para lecionar num determinado nível de ensino num dado país
Fonte: ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada